Gêneros Textuais

Elaborei uma lista de gêneros textuais que poderá ser pedida na UNICAMP:

carta pessoal;
e-mail;
diário;
blog;
relato pessoal;
texto de divulgação cientítica;
relatório;
seminário;
receita;
texto de campanha comunitária;
cartaz;
texto teatral;
artigo de opinião;
roteiro de vídeo;
notícia;
entrevista;
reportagem;
crônica;
crônica argumentativa;
crônica de jornal;
anúncio publicitário;
editorial;
carta ao leitor;
crítica;
conto;
manifesto;
abaixoassinado;
cartas argumentativas;

texto enciclopédico;

textos instrucionais;

resenha;

texto didático.
É importante analisar, a partir de agora, o gênero textual nos jornais, nas revistas e nas mídias da internet.

Gêneros

- Narrar: (cultura literária ficcional)

contos de fadas
fábulas
lendas
narrativas de aventura
narrativas de ficção científica
romance policial
crônica literária (ficcional)

- Argumentar: (discussão de assuntos sociais controversos, visando um entendimento e um posicionamento perante eles)

textos opinativos
diálogo argumentativo
carta de leitor
carta de reclamação
carta de solicitação
debate regrado
editorial
requerimento
ensaio
resenhas
críticas
artigo
abaixoassinado

- Expor (veiculam o conhecimento mais sistematizado que é transmitido culturalmente - conhecimento científico e afins)

seminário
conferência
verbete de enciclopédia
texto explicativo
resenhas
relato (texto) de experiência científica
relatório

- Ordem de instruir ou de prescrever: (textos variados de instrução, regras e normas, prescrição ou a regulação de ações)

receitas
instruções de uso ou momtagem
bulas
regulamentos
regimentos
estatutos
constituições
regras de jogo

- Jornalístico

notícia
reportagem
editorial
entrevista
crítica
artigo de opinião
crônica
carta de leitor
anúncio publicitário

_____________________________________________________________

Gêneros Discursivos

Correspondem a certos padrões de composição de texto determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade, por seu contexto de circulação, etc.


Conto


É uma narrativa ficcional curta, poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço bem reduzidos. O enredo está estruturado em introdução, complicação, clímax e desfecho ou subverte intencionalmente essa estrutura. A linguagem empregada deve estar de acordo com o perfil do narrador e das personagens.


Conto Fantástico


É uma narrativa ficcional curta, poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço bem reduzidos. O enredo está estruturado em introdução, complicação, clímax e desfecho ou subverte intencionalmente essa estrutura. A linguagem empregada deve estar de acordo com o perfil do narrador e das personagens.
Além disso, introduz acontecimentos estranhos ou sobrenaturais, que põem em xeque a divisão entre o lógico e o absurdo ou entre o real e o ficcional.


Crônica

Apresenta uma visão pessoal do assunto escolhido. Há nela os elementos narrativos básicos. O texto é curto e leve; divertido e/ou promove uma reflexão crítica sobre o assunto. A linguagem é leve e deve estar de acordo com a variedade padrão informal.


Crônica Argumentativa

Apresenta uma visão pessoal do assunto escolhido. Há nela ideia principal, argumentos e conclusão; os argumentos devem ser convincentes. O texto é leve e atraente; sensível e/ou promove uma reflexão crítica sobre o assunto. A linguagem é leve e deve estar de acordo com a variedade padrão informal.

Carta Pessoal

Deve constar o local, a data e o vocativo; assunto, uma despedida amigável. A linguagem deve estar de acordo com o interlocutor e à situação dele.


E-mail

A mensagem expressa; a linguagem de acordo com o perfil do interlocutor e o grau de intimidade existente entre vocês. O vocativo, uma despedida amigável e a assinatura. O endereço eletrônico do destinatário deve estar completo.


Diário

Data e emprego de 1a. pessoa. Registro da vivência  ou opinião de ideias em relação aos fatos relatados. A linguagem apresentará um toque coloquial e informal.


Relato Pessoal

Emprego da 1a. pessoa, verbos predominantementes no passado. O episódio relatado diz respeito a uma situação marcante na sua vida e a linguagem adequada à situação que relatou e ao perfil dos leitores.



Texto de divulgação científica

O texto deve transmitir de modo simples e claro, a leitores leigos ou principiantes, um conhecimento de natureza científica. A estrutura é uma ideia principal (uma afirmação ou conceito) e o desenvolvimento é por exemplos, comparações, relações de causa e efeito, resultado de pesquisas e testes, dados estatísticos, etc. Boa distribuição das ideias em parágrafos e os verbos predominantemente no presente do indicativo. Todos os termos da linguagem  científica devem ser esclarecidos. A linguagem tende à impessoalidade e está de acordo com a variedade padrão.


Resumo

Não é reproduzir frases ou partes integrais do texto original, construindo uma espécie de colagem de suas ideias principais. Isso é fragmentar o texto. Em um resumo devemos apresentar, com nossas próprias palavras, os pontos relevantes de um texto. Deve fazê-lo, a partir da compreensão do conteúdo global do texto primitivo.


Relatório


Deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Se houver gráficos, anexos, tabelas, etc., confira os dados, confrontando-os com os da pesquisa que realizou ou com os dados obtidos na observação feita. A linguagem é precisa e objetiva; a variedade linguística empregada é a padrão formal.



Texto teatral

O diálogo constitui a base do texto que mostra o desenvolvimento das ações e se evidencia um conflito que possa prender a atenção do leitor ou da plateia; indicação de cenário, as rubricas de moviemento e de interpretação devem indicar com letra de tipo diferente. A linguagem empregada está adequada às personagens e ao contexto.



Artigo de opinião

Posicionamento claro sobre o tema; o texto apresenta uma ideia principal, que resume seu  ponto de vista; a ideia principal é fundamentada com argumentos claros e fortes; esses argumentos são desenvolvidos. A linguagem é adequada ao gênero e ao perfil do público leitor. O texto apresenta título convidativo; o texto como todo é persuasivo.



Notícia

Apresenta título, lead e corpo. O lead menciona a maior parte das informações essenciais relacionadas ao fato ocorrido: o quê? quem? quando? onde? como? por quê?
O corpo contém o detalhamento do lead. A linguagem empregada tende à impessoalidade, adequada ao leitor e segue a variedade padrão da língua.


Entrevista

Veicula informações suficientes a respeito do assunto abordado. A sequência de perguntas e respostas flui naturalmente. Contém título e texto de apresentação; o nome do entrevistador ou da publicação consta antes das perguntas e o nome do entrevistado consta antes das respostas. A linguagem empregada é adequada ao perfil dos leitores e ao gênero textual.


Reportagem

Apresenta informações, opiniões e pontos de vista diferentes sobre o assunto; há conexão entre o fato principal e fatos paralelos, feita por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, fotografias, etc. A linguagem está de acordo com o gênero textual e  com a variedade padrão da língua.


Editorial
Expressa com clareza um ponto de vista sobre o tema; apresenta uma ideia principal e fundamente-a com argumentos consistentes. A linguagem está de acordo com o gênero textual, ao veículo e ao perfil do público leitor. O texto deve apresentar um título atraente.





Carta de Leitor

Expressa com clareza a finalidade principal que tem em vista: crítica, comentário, elogio a um texto publicado. Deve mencionar o título da matério e quem assinou; a data da revista ou do jornal; se apresenta argumentos claros e convincentes para fundamentar o ponto de vista que defende. Apresenta a estrutura básica das cartas em geral: vocativo (identifica a pessoa ou o cargo da pessoa a quem se destina). A linguagem está de acordo com o gênero textual, ao veículo e ao perfil do público leitor.